O meio campista Ricardinho fez história em Cajamar nas décadas de 1980 e 90, disputando o Campeonato Amador Municipal e figura entre os grandes craques que desfilaram no acirrado Certame.
Cerebral e letal, Ricardinho disputou 13 Campeonatos; chegou em 11 finais e sagrou-se campeão em 8 oportunidades, sendo a referência técnica da agremiação vencedora.
Ricardinho vestiu com dedicação e orgulho as camisas do Gato Preto, Gruta Azul, América e Portland, sendo fundamental e decisivo em todos os times que debutou.
Outra especialidade deste ícone da bola reside no Futebol de Salão, hoje Futsal. Ricardinho fez parte da lendária Arte Popular e encantou Cajamar e Região durante muitos anos.
As conquistas nos gramados e nas quadras enaltecem esse gênio amador e a história certamente já tem reservado um lugar especial, para uma pessoa especial, que encantou as torcidas durante anos e anos.
A partir dos anos 2000 a idade ‘pesou’ as pernas e Ricardinho passou a jogar o Veteranos, no qual também conseguiu feitos expressivos, principalmente com a camisa do Vilhena, sendo pentacampeão do Campeonato Municipal de Santana de Parnaíba.
Ricardinho ainda está e atividade e pode ser visto no Campeonato Veteraníssimo de Jordanésia e em ação pela Prefeitura Municipal de Cajamar na aguerrida Copa dos Trabalhadores.