Ricardinho jogou, segundo saudosistas, na Época de Ouro do futebol cajamarense. Cerebral armador das décadas de 1980, 90 e 2000, o genial camisa 10 encantou as torcidas dos times em que atuou, em especial quando defendeu as cores do Portland e do América, agremiações em que foi inúmeras vezes campeão.
O atleta também desfilou o seu talento pelas quadras de Cajamar e Região, quando defendeu as cores do extinto Arte Popular, pujante agremiação de Futsal que está na história do esporte local.
Os números do boleiro são impressionantes: Ricardinho disputou 13 vezes o Campeonato Municipal da Primeira Divisão, chegou a 11 finais e sagrou-se campeão em 8 oportunidades. Seguramente, é um dos atletas com mais títulos no certame municipal.
Ricardinho não se resume a números e conquistas. O excelente futebol por ele jogado por décadas na Primeira Divisão o qualificam como sendo um dos gênios do esporte local. Existe unanimidade em torno da lenda consagrada. O talentoso jogador é apontado como Top dos Tops por quase todos que o viram jogar.
Guardadas as proporções, Ricardinho representou para os gramados de Cajamar o que Maradona, Platini, Zico e Laudrup significaram para o esporte em nível mundial.
Com ele no time, os demais jogadores tinham a certeza que o camisa 10 poderia fazer gols, ajudar a vencer as partidas e consequentemente o time a ser campeão das competições que estavam em disputa.
Cobrador de faltas por excelência, Ricardinho também foi o rei da bola parada. Fez a alegria de muitos torcedores e admiradores do seu talento e deixou inúmeros goleiros tristes, pois a cada falta batida era um gol a mais na conta.
Quem o viu atuar no auge guarda as mais belas lembranças do gênio local, do jogador praticamente perfeito, do mito da bola. Sem exagero (mas já exagerando), pode-se afirmar que alguns jogadores foram do mesmo nível do Ricardinho, porém, não houve antes nem depois, ninguém melhor que ele nos campos de Cajamar.
Projeto Gente Que Faz ministra aulas gratuitas de Muay Thai em Cajamar
As artes marciais ensinam disciplina, respeito e, dentre outras virtudes, valorização das...