Cajamar tem uma decisão importante a ser tomada hoje, que pode impactar e muito sua qualidade de vida. Duvida? Responda sinceramente:
- Qual foi a última vez que sentiu falta de um ar mais puro e fresco, ou ficou com problemas respiratórios por conta das queimadas?
- Quantas vezes ficou irritado com o excesso de caminhões trafegando por áreas urbanas ou em estradas de ligação entre bairros?
- Conhece alguém que foi afetado por chuvas, enchentes, inundações ou deslizamentos?
Imagino que isto não esteja muito longe do seu cotidiano. Poderia ser pior? Sim. Poderia ser Mariana, poderia ser Brumadinho. Mas o que aconteceu de fato nessas cidades, quais foram as causas de verdade? Ganância das empresas, negligência dos governos, falhas na fiscalização ambiental, ausência da população em decisões que irão influenciar sua vida. Mas se preferir resumir em uma frase, pode ser: “conflito de interesses”.
O que é um conflito de interesse?
Conflitos de interesse acontecem. Por exemplo: você está doente e procura um médico para avaliar o seu caso. Antes de ser chamado, você vê um vendedor de laboratório sair da sala. Em seguida, você é chamado, o médico te examina e prescreve alguns remédios manipulados. Por sinal, ele comenta que conhece o fornecedor dos manipulados e faz questão que tome especificamente remédios de um certo laboratório, e não de qualquer outra marca. Perguntas óbvias:
- Será que vale a pena confiar cegamente no médico?
- Tomar esses remédios é mesmo a melhor alternativa?
- Você se sentiria respeitado nessa situação ou procuraria outro médico?
Todos sabemos: Cajamar é uma cidade única, um resumo do Brasil: onde o crescimento econômico, o desenvolvimento social e a proteção ambiental nem sempre andam de mãos dadas. Felizmente, há quase dez anos, temos a possibilidade de cuidar e fiscalizar essas questões com Conselhos Municipais. Indo direto ao ponto, um Conselho é como aquele amigo que terá sempre de chegar junto e te dar uns toques, advertências, e evitar que cometa alguma besteira.
O Comdema de Cajamar e sua eleição
Cajamar tem diversos conselhos auxiliando o município. O Comdema – Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Cajamar é um deles. Esse conselho tem muito poder. Ele é consultivo e deliberativo. Pouquíssimos conselhos no Brasil são assim. Sabe o que isso significa?
Imagine que um empreendimento de alto risco, mas com muito poder econômico, queira se instalar em Cajamar, afetando a vida de todo mundo. Em um caso desses, o Comdema pode convocar uma audiência pública, debater e se posicionar sobre o assunto. Se for o caso, poderá acionar a Prefeitura, Ministério Público e outros órgãos de defesa do meio ambiente. Dessa forma o interesse público deve estar em primeiro lugar, com ética e transparência.
Na data de hoje, haverá a reunião para a escolha do presidente do Comdema. Um cargo importante. Afinal, ao presidente cabe representar o Comdema, convocar reuniões, desempatar votações, organizar as pautas e votações. Em suas primeiras gestões, o Comdema de Cajamar teve como presidente representantes da sociedade civil – ou seja – de pessoas não ligadas ao governo municipal ou estadual.
O motivo é óbvio: evitar conflitos de interesse. Vamos a Brumadinho, por exemplo. Imagine que Prefeitura de lá foi acusada de negligência na fiscalização da barragem, pelo Ministério Público, que pede uma posição do Comdema. Se o presidente do Comdema for da Prefeitura, ficam algumas perguntas:
- será que ele conseguirá ser cem por cento idôneo nessa situação?
- será ameaçado, de alguma forma, tendo em vista o cargo que ocupa?
- conseguirá colocar o interesse público em primeiro lugar?
Pensando bem… que tremenda enrascada pra ele, não é mesmo? A imagem abaixo ilustra bem a “sinuca de bico”:
Como mencionado, hoje Cajamar escolherá seu presidente. A votação é feita pelos 10 conselheiros, que representam a Sociedade Civil e a Prefeitura. Os conselheiros dessa gestão, segundo o Decreto 6211/2020 são:
Prefeitura
a) Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Titular: Fernando Jordani Feliti
Suplente: Barbara de Toledo Montandon Dumont
b) Secretaria Municipal de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano
Titular: Givanilso Pereira Serraglio
Suplente: Rodrigo César da Silva
c) Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos
Titular: Claudio Paros Corrales
Suplente: Gabriel Escrovi Santos
d) Coordenaria Municipal de Proteção e Defesa Civil
Titular: Sidnei Marques Barbosa
Suplente: José Augusto Soares
e) Guarda Civil Municipal (Guarda Ambiental)
Titular: Valdeci Furquim
Suplente: Jurandir Alves Trindade
Sociedade Civil
a) Associação de Bairro
Titular: Renato Gonçalves Silva (Condomínio Forest Ville)
Suplente: José Antonio Tezzei (Condomínio Forest Ville)
b) Associação de Bairro
Titular: Manoel Garcia Cabal (Condomínio Capital Ville I)
Suplente: Rosangela Aparecida Santos Manfrini (Capital Capital Ville I)
c) Organização da Sociedade Civil
Titular: Rita de Cássia Alves Mabarak (Condomínio Capital Ville II)
Suplente: Cleonice Chrispim da Silva (Condomínio Scorpios Village II)
d) Organização da Sociedade Civil
Titular: Masatochi Yahiro (Associação Comercial e Empresarial de Cajamar)
Suplente: Viviane Dall Olio Ramires (Associação Comercial e Empresarial de Cajamar)
e) Indústria e Comércio
Titular: Miguel Mahfuz (Agropecuária Ivo Jorge Mahfuz Ltda)
Suplente: André Mahfuz (Agropecuária Ivo Jorge Mahfuz Ltda)
Ok, e como você entra nisso? É simples. Acredita que é importante o Comdema ter um presidente que seja da Sociedade Civil, evitando qualquer conflito de interesses? Procure os conselheiros. Mande mensagem. Ligue. Simples não é?
Cajamar precisa ter um Comdema ativo, ético, transparente e que realmente cumpra seu papel de um amigo sábio: ajudando, dando toques, fiscalizando e colaborando para que a cidade alie cada vez mais crescimento econômico, justiça social e preservação ambiental.