O Vereador Lê Martins, através do Requerimento 314/2022, solicitou informações ao Executivo, referentes aos cuidados prestados às vítimas de picadas de escorpião, no município de Cajamar.
O vereador questiona quais medidas são tomadas quando a Vigilância em Saúde é notificada sobre casos de escorpiões em residências ou em área pública; quais os procedimentos a serem tomados pela vítima, em caso de picada de escorpião; se há campanhas de prevenção, alertando sobre os cuidados para se evitar a proliferação de escorpiões e, consequentemente, acidentes; se há disponível estoque de soro antiescorpiônico em nosso município e, em caso positivo, em quais unidades de saúde.
Esse pedido vem diante das informações de munícipes, que relatam a presença de escorpiões em residências e, com isso, é legítima a preocupação, assim como os questionamentos, diante da gravidade que a picada de escorpião pode representar.
Além disso, é importante que o município esteja provido com o soro antiescorpiônico, haja vista que ele tem como objetivo garantir o atendimento emergencial em episódios graves de picadas de escorpião, geralmente envolvendo crianças e idosos.
Texto e foto: divulgação.