fbpx
Cajamar Gerais

Dicas objetivas e certeiras para os pequenos e médios empresários de Cajamar

É possível encarar esse momento atípico com inteligência? Leia dicas certeiras em Gestão Financeira para os micros e pequenos empresários…
Por Cajamar Gerais
25 de março de 2020

Compartilhe!

Tenho a difícil missão de falar um pouco sobre Gestão Financeira, num momento atípico, e sem precedentes. A grande pergunta é se a doença matará mais que a crise que se desencadeará depois. A histeria criada pela imprensa global, contaminou governos no mundo todo, visões ideológicas diferentes apartadas do momento é, como se diz no jargão popular, “Todos estamos no mesmo barco, e jacaré não lê crachá”.

O isolamento social pode ser importante para criar uma barreira para disseminação do vírus, mas na opinião de vários empresários, de alguns líderes e também a minha, não é possível deixar a economia parar. Diversas ações estão sendo tomadas pelo Governo para diminuir o impacto nas empresas de diversos segmentos e nas pessoas físicas, mas vivemos num País que ainda está tentando se recuperar da última crise, então a única certeza é a de que estas ações serão insuficientes, mesmo que estejam na direção certa, faltarão recursos para o setor produtivo.

Como tentar preparar melhor seu negócio para enfrentar este momento: a palavra de ordem de qualquer empresário, tem que ser a preservação do caixa. O Banco Central disponibilizou diversas medidas para aumentar o colchão de liquidez do setor bancário, e diminuiu ainda mais a taxa básica de juros, que hoje é a menor da história. Na teoria haverá mais disponibilidade de recursos e a um custo mais barato, mas, na prática, os bancos aproveitarão o momento para recompor seus spreads, e as réguas de crédito se tornarão mais rígidas, em virtude do risco ser maior neste momento. Busquem, portanto, linhas de crédito dos Bancos Públicos, pois estes também desempenham papel social e assim as possibilidades de conseguirem linhas mais baratas e em condições melhores, são maiores, mas lembrem-se, o dinheiro mais caro, é aquele que não se tem, aproveitem as oportunidade, mas pesquisem antes junto aos seus bancos de relacionamento.

Outro ponto importante para preservar caixa, é conseguirem melhor negociação com seus fornecedores, entrem em contato com todos, e trabalhem para dilatar prazos e melhorarem as condições para pagamentos, normalmente estas são as opções menos onerosas. Quanto a impostos, o Governo já está apresentando algumas medidas para alguns setores, não tenham dúvida de adotarem todas que sejam possíveis. E tentem preservar ao máximo suas vendas, busquem alternativas, o e-comerce é importante, mas existem diversos negócios que precisam do contato pessoal para que haja a venda, liguem para seus clientes, mantenham-se vivos na memória dele, pois isto faz a toda diferença na hora da decisão de compra.

Façam o possível para preservar empregos, isto é a mola de qualquer economia, não existe mercado sem renda, e não existe renda sem emprego. Adotem, se possível, redução na jornada de trabalho, antecipem férias, adotem trabalho remoto (se seu negócio permite).

Para fechar nosso primeiro contato, gostaria de mencionar uma fala importante do nosso Ministro da Saúde, Henrique Mandetta ; “- É hora de preservar as futuras gerações”, mas complemento que, preservar o micro e pequeno negócio, deve fazer parte deste contexto.


Luiz Fernando Mraz
Formado em Administração na PUC/ SP, com MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas. Experiências executivas no Itaú, Unibanco, ABN/AMRO, BankBoston, Bancos Votorantim, Alfa, Fibra, Daycoval, entre outros


Clique acima e receba as principais notícias de Cajamar e região na palma da sua mão. Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Gostou? Que tal compartilhar?

Por Cajamar Gerais

Gostou? Leia mais!

More Categories

Sobre o Autor

Cajamar Gerais

Fale com a equipe

11 + 1 =