O compartilhamento de vídeos e imagens de agressão física contra crianças e idosos causa o que na mente (psicológico) do receptor?
A violência exibida nesse tipo de conteúdo gera reações fisiológicas e emocionais em cada indivíduo, tais como ansiedade, estresse e medo por acionar nosso sistema límbico que é responsável pelas nossas emoções; especificamente uma área do cérebro chamada amígdala. Essa pequena área é responsável por processar situações que podem ser reais ou não (como um filme por exemplo) e traduzir para o corpo que reação apresentar. Como o ser humano é dotado de empatia que é a capacidade de se colocar no lugar do outro, ao se deparar com cenas de agressões com esse tipo de população vulnerável (crianças e idosos) vem á tona questões de senso de justiça, compaixão, ódio e raiva o que também pode resultar em reações corporais pois quando o indivíduo é exposto constantemente a esse tipo de imagens/ vídeos violentos esse sistema comunica que há uma ameaça iminente ao corpo, portanto ele precisa liberar hormônios, neurotransmissores, dopamina, endorfina e adrenalina colocando-o em alerta para uma situação de luta ou fuga, mesmo sem necessidade. O que resulta em estresse constante e dores musculares, afinal seu corpo se preparou para um confronto ou uma corrida, e no final seu córtex pré frontal que cuida das decisões conscientes avaliou que era só um vídeo e que não lhe fará mal, ou não.
A Psicologia orienta compartilhar ou não esse tipo de conteúdo?
De maneira alguma a Psicologia incita qualquer forma de propagação de violência, portanto compartilhar tais vídeos e imagens seria um desserviço. Além disso, o Código de ética profissional do psicólogo deixa claro que:
“Art. 2º – Ao psicólogo é vedado:
a) Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão ’’
Você indica o compartilhamento ou a denúncia aos órgãos competentes?
Acredito que a população na tentativa de identificar culpados entra em uma armadilha de disseminação compartilhando esses conteúdos a fim de localizar tais agressores… o que não é eficaz. Portanto, ao se deparar com esses temas o correto é denunciar; isso pode ser feito através da própria página da rede social, onde é possível denunciar o conteúdo/administrador para análise assim como a denúncia também pode ser feita aos órgãos competentes para que o algoz seja identificado e punido.