Gerais

Assistir e compartilhar conteúdos violentos são nocivos à saúde emocional

O compartilhamento de vídeos e imagens  de agressão física contra crianças e idosos causa o que na mente (psicológico) do receptor?

A violência exibida nesse tipo de conteúdo gera reações fisiológicas e emocionais em cada indivíduo, tais como ansiedade, estresse e medo por acionar nosso sistema límbico que é responsável pelas nossas emoções; especificamente uma área do cérebro chamada amígdala. Essa pequena área é responsável por processar situações que podem ser reais ou não (como um filme por exemplo) e traduzir para o corpo que reação apresentar. Como o ser humano é dotado de empatia que é a capacidade de se colocar no lugar do outro, ao se deparar com cenas de agressões com esse tipo de população vulnerável (crianças e idosos) vem á tona questões de senso de justiça, compaixão, ódio e raiva o que também pode resultar em reações corporais pois quando o indivíduo é exposto constantemente a esse tipo de imagens/ vídeos violentos esse sistema comunica que há uma ameaça iminente  ao corpo, portanto ele precisa liberar hormônios, neurotransmissores, dopamina, endorfina e adrenalina colocando-o em alerta para uma situação de luta ou fuga, mesmo sem necessidade. O que resulta em estresse constante e dores musculares, afinal seu corpo se preparou para um confronto ou uma corrida, e no final seu córtex pré frontal que cuida das decisões conscientes avaliou que era só um vídeo e que não lhe fará mal, ou não.

A Psicologia orienta compartilhar ou não esse tipo de conteúdo?

De maneira alguma a Psicologia incita qualquer forma de propagação de violência, portanto compartilhar tais vídeos e imagens seria  um desserviço. Além disso, o Código de ética profissional do psicólogo deixa claro que: 

“Art. 2º – Ao psicólogo é vedado:

a) Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão ’’

Você indica o compartilhamento ou a denúncia aos órgãos competentes?

Acredito que a população na tentativa de identificar culpados entra em uma armadilha de disseminação compartilhando esses conteúdos a fim de localizar tais agressores… o que não é eficaz. Portanto, ao se deparar com esses temas o correto é denunciar; isso pode ser feito através da própria página da rede social, onde é possível denunciar o conteúdo/administrador  para análise assim como a denúncia também pode ser feita aos órgãos competentes para que o algoz seja identificado e punido.

Clique acima e receba as principais notícias de Cajamar e região na palma da sua mão. Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Cajamar Gerais

O Cajamar Gerais foi fundado em 22 de janeiro de 2020 e desde então atua na Comunicação Social de Cajamar e Região.

Recent Posts

GCM Alves, PARABÉNS pelo ANIVERSÁRIO!!!

GCM Alves, PARABÉNS pelo ANIVERSÁRIO!!! O nosso amigo João Marcelo Alves, GCM Alves, celebra, comemora…

2 semanas ago

NOTA DE FALECIMENTO: Doutora Samantha Zorzi

Infelizmente comunicamos com pesar o precoce falecimento da Doutora Samantha Zorzi, ocorrido em Jundiaí. Ela…

2 semanas ago

Bruno Henrique (do Flamengo) é investigado por manipulação

Bruno Henrique (do Flamengo) é investigado por manipulação A Polícia Federal realizou uma série de…

2 semanas ago

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CONCURSO RAINHA DE CAJAMAR 2025 👑

▶️ Nesta terça-feira, 5 de novembro, iniciam as inscrições para a escolha da Rainha de…

2 semanas ago

NOTA DE FALECIMENTO: Agnaldo Rayol

Cantor tinha 86 anos e foi um dos grandes no cenário musical Brasileiro…

3 semanas ago

COVARDIA: cachorro ferido é abandonado em caçamba de lixo

COVARDIA: cachorro ferido é abandonado em caçamba de lixo A Guarda Civil Municipal foi contactada…

3 semanas ago

This website uses cookies.