fbpx
Cajamar Gerais

Quando o futuro parece assustador, como devemos agir?

Como ensinamentos antigos podem nos ajudar a lidar com situações novas e desafiadoras como a pandemia do corona vírus com…
Por Marcel Souza
17 de março de 2020

Compartilhe!

A maioria das pessoas pensa a filosofia como uma coisa que até tem valor, mas nada prática. Afinal, por que ficar lendo um monte de livros ou buscar incessantemente a sabedoria. Porém, afirmo com todas as letras que a filosofia vai muito além disso. 

Na realidade esse tipo de sabedoria – a filosofia antiga do estoicismo, por exemplo –  é para o mundo real. Inclusive para um mundo com a pandemia de coronavírus, e seus ensinamentos me parecem muito mais relevantes agora.

Como você reage ao caos?

Muita gente ainda não está se dando conta, mas a verdade é uma só: o que estamos vendo ao redor do mundo é um cenário somente visto antes em momentos de guerra. Em uma situação dessas podemos cair em duas armadilhas:

  • entrar em pânico, acreditando em tudo que recebe via whatsapp, e perdendo completamente o bom senso;
  • simplesmente ignora ou diminui o assunto, negando que ele existe ou imaginando que não é tão grave quanto parece;

Interessante que essa armadilha não escolhe classe social ou escolaridade. Todos estamos sujeitos a adotar um dos extremos. Uma das melhores formas de lidar com situações como essa é com informação confiável e sem alarmismo.

A mestre e doutora em Neurociência Claudia Feitosa-Santana, fez em minha opinião o melhor informativo sobre a epidemia do Covid-19 – o corona vírus. No vídeo abaixo ela nos mostra os fatos científicos sobre essa questão e faz uma reflexão filosófica sobre esse vírus que infectará uma grande parte de nossa população.

Além de absorvermos informação desse nível, também posso afirmar: quando o futuro é assustador e não sabemos o que vem a seguir, podemos encontrar conforto na sabedoria de pessoas que não estão mais entre de nós, mas que sofreram fome, peste e desastres naturais e não só sobreviveram, mas cresceram como seres humanos. 

Vou listar abaixo algumas dessas idéias que já me ajudam muito no dia a dia, mas que podem nos ajudar em tempos de caos:

Preocupe-se apenas com as coisas sob seu controle

Não é o que acontece com você, mas como você reage a isso que importa. – Epicteto

O clima, as ações de outras pessoas, a maneira como seus pais o trataram quando criança ou os surtos virais como o corona vírus são coisas que estão fora de seu controle. Salve seu foco e recursos para o que você pode influenciar positivamente, no que está ao seu alcance.

Entenda que você é a única fonte de suas emoções

A felicidade da sua vida depende da qualidade de seus pensamentos. – Marco Aurélio

Os eventos não criam suas emoções – são as histórias que você conta sobre esses eventos que determinam sua perspectiva. Todo conflito ou problema emocional começa internamente. E isso está 100% em seu controle.

Não empurre com a barriga – faça o que tem que ser feito

Não é que tenhamos pouco tempo, mas que desperdiçamos bastante. – Seneca

Os antigos filósofos acreditavam que deveriam ser produtivos ao invés de apenas buscar o  conforto. Decida logicamente o que precisa ser feito e simplesmente faça essas coisas. Mantenha suas emoções sob controle e cuide dos seus negócios, da sua família. Esteja ciente do tempo que tem, organize-se e evite desperdiçá-lo.

Viva o momento presente

Todo o futuro está na incerteza: viva o agora. – Seneca

Vivemos em um tempo com grandes distrações. E geralmente perdemos quase todo o tempo em reviver o passado ou nos projetar no futuro. Os filósofos estóicos como Sêneca eram inflexíveis: viviam a realidade do aqui e agora. Aliás o que você já conseguiu ao se debruçar sobre o passado ou se fixar no futuro? Provavelmente uma senhora depressão ou uma ansiedade sem tamanho

Mantenha suas expectativas razoáveis

Que ridículo e que estranho ser surpreendido com tudo o que acontece na vida. – Marco Aurélio

Os grandes filósofos do passado acreditavam que era absurdo ser surpreendido por alguma coisa. A frustração é frequentemente o resultado de expectativas irracionais. Por exemplo, se você ganhou R$ 10.000 este ano, é bem improvável que você ganhe R$ 1 milhão no próximo ano, mesmo você se matando pra isso acontecer.

Seja virtuoso

Não perca mais tempo discutindo sobre o que um homem bom deveria ser. Seja um. – Marco Aurélio

A maior conquista para um filósofo estóico era viver uma vida virtuosa, independentemente das circunstâncias. Foque completamente em seus valores, mesmo quando a vida é mais desafiadora, como nesse momento.

Transforme obstáculos em oportunidades

O impedimento à ação leva a ação. O que fica no caminho se torna o caminho. – Marco Aurélio

Os obstáculos sempre estarão no caminho mais direto para o sucesso. Eles não são algo a ser evitado, mas devem ser conquistados. Sempre que você encontra um obstáculo, pode aproveitar para fazer um grande progresso como ser humano. A epidemia do corona vírus pode nos fazer reavaliar nossas prioridades, valores e até atitudes do dia a dia. Um obstáculo só vira um problema se desejarmos.

Seja grato

Nada é mais honroso que um coração agradecido. – Seneca

Evite se concentrar nas coisas que lhe faltam. Em vez disso, seja feliz com suas bênçãos. Isso é um sinal de que enxerga as coisas como elas realmente são. Em uma palavra:  sabedoria.

Artigo publicado originalmente no Blog marcelambiente.com.br

Clique acima e receba as principais notícias de Cajamar e região na palma da sua mão. Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Gostou? Que tal compartilhar?

Por Marcel Souza

Gostou? Leia mais!

More Categories

Sobre o Autor

Marcel Souza

Fale com a equipe

13 + 4 =