fbpx
Cajamar Gerais

José Perbone, um Queixada com alma de Pelego

O município de Cajamar foi cerne de uma série e longeva greve nos anos de 1960, quando parte dos empregados…
Por Cajamar Gerais
5 de fevereiro de 2020

Compartilhe!

O município de Cajamar foi cerne de uma série e longeva greve nos anos de 1960, quando parte dos empregados da Cimento Perus resolveu aderir ao movimento grevista e assim paralisar a produção da empresa.

Este episódio (documentado) criou a Luta dos Pelegos e Queixadas, o que, infelizmente, com o passar dos anos tem perdido o significado histórico para o município, dada a pouca valorização da história local.

No ano de 2012, o Instituto Educacional Emmanuel conseguiu agendar e organizar uma série de eventos sobre a história de Cajamar. Foi nessa oportunidade que o senhor José Perbone ministrou palestra sobre os fatos ocorridos no período e explicou para os alunos os significados dos termos Pelegos (não grevistas) e Queixadas (grevistas).

Segundo o palestrante, figura histórica viva e inesgotável fonte de informações, a greve não foi correta, porque na concepção dele, em Cajamar não havia nenhum problema na empresa. Relembrou que fez parte dos Queixadas, por motivações familiares, mas que se dependesse apenas dele, seria um Pelego.

O hino municipal de Cajamar traz em sua linda letra as palavras: ‘A luta dos Pelegos e Queixadas, lembranças que não vão se apagar”. Tomara que a história local seja preservada e valorizada. Há Pelegos e Queixadas (poucos) andando pelas ruas de Cajamar. Torcemos para que sejam homenageados tempestivamente…

Foto gentilmente cedida por Adriana Casellato do Instituto Educacional Emmanuel.

Clique acima e receba as principais notícias de Cajamar e região na palma da sua mão. Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Gostou? Que tal compartilhar?

Por Cajamar Gerais
O Cajamar Gerais foi fundado em 22 de janeiro de 2020 e desde então atua na Comunicação Social de Cajamar e Região.

Gostou? Leia mais!

More Categories

Sobre o Autor

Cajamar Gerais

O Cajamar Gerais foi fundado em 22 de janeiro de 2020 e desde então atua na Comunicação Social de Cajamar e Região.

Fale com a equipe

6 + 15 =