“Podemos usar as palavras para manipular o mundo, para que ele nos dê o que queremos. Esse é o significado de “politicagem”. É distorcer a realidade. É a especialidade dos marqueteiros, vendedores, publicitários, utópicos imbuídos de slogans e psicopatas, todos inescrupulosos. É o discurso no qual as pessoas se engajam quando tentam influenciar e manipular os outros.”
Jordan B. Peterson em 12 regras para a vida
Você fala o que vê ou vê o que fala? Se estiver no segundo caso, vale a pena refletir. Talvez você esteja simplesmente mentindo, boa parte do tempo, pra conseguir o que quer. Afinal, esse é o tipo de coisa que todos fazem quando querem alguma coisa e decidem falsificar a si mesmos para agradar e lisonjear. De políticos a youtubers, passando por amigos e familiares… Ninguém é imune.
Algumas pessoas são experts na arte de manipular outros. Elas fazem isso – e talvez nós também – simplesmente para conseguir o que querem. A manipulação pode ser realizada nos mais variados níveis, áreas, e em qualquer momento que exista uma relação entre pessoas. Mas você consegue identificar um manipular quando vê um?
Um dos grande manipuladores de nosso tempo foi o grande Steve Jobs, fundador da Apple e da Pixar. Jobs tinha o que seus amigos e inimigos chamavam de “campo de distorção da realidade”. Ou seja, ele era capaz de convencer a si mesmo e aos outros a acreditar em quase tudo que falava. O tempo todo.
Suas armas? Uma mistura de charme, carisma, exagero e marketing. Qualquer pequeno avanço é aplaudido como se fosse uma realização “inédita”, “histórica”. Detalhe importante – geralmente Jobs, assim como os manipuladores em geral, alteram seu próprio julgamento sobre os fatos, e acreditam piamente no que falam. Em resumo, são “iluminados” pelo que falam, e acabam enxergando essas palavras como fatos.
Mas o que fazer para escapar da manipulação – fora a do Jobs, claro, afinal quem não ama iPhones e Toy Story? Recomendo a leitura desse artigo. Mas em resumo, manipuladores:
Mas, e se você perceber que usou a arte de manipular com alguém? O remédio é simples – fale a verdade. Para todos. O tempo inteiro. Fale o que vê. E não veja o que fala.
Infelizmente, perdemos o Dr. Djalma Benedito Marinelli, aos 55 anos. Um médico dedicado, um profissional…
Em diligência pelas ruas do Polvilho, os servidores da Segurança Pública Municipal lograram êxito e…
Ontem, 30/11/25, rolou o Festival de Skate no Cristo, em Caieiras, e a galera de…
O cajamarense Pedro Alcantara, verdadeiro símbolo do Verdão, deu show mais uma vez! ⭐⚽ Jogou…
Hoje o CEFET-RJ amanheceu tomado pela dor e pela incredulidade. Duas mulheres incríveis, profissionais dedicadas…
Um jovem de 19 anos, conhecido como “Vaqueirinho”, acabou protagonizando uma cena inacreditável na manhã…
This website uses cookies.