fbpx
Cajamar Gerais

Por que você não para de tentar manipular a todos, cara?

Pessoas usam charme, carisma e "elogios" para conseguirem te manipular o tempo todo. Você é vítima, ou está do outro…
Por Marcel Souza
12 de novembro de 2020

Compartilhe!

“Podemos usar as palavras para manipular o mundo, para que ele nos dê o que queremos. Esse é o significado de “politicagem”. É distorcer a realidade. É a especialidade dos marqueteiros, vendedores, publicitários, utópicos imbuídos de slogans e psicopatas, todos inescrupulosos. É o discurso no qual as pessoas se engajam quando tentam influenciar e manipular os outros.”

Jordan B. Peterson em 12 regras para a vida 

Você fala o que vê ou vê o que fala? Se estiver no segundo caso, vale a pena refletir. Talvez você esteja simplesmente mentindo, boa parte do tempo, pra conseguir o que quer. Afinal, esse é o tipo de coisa que todos fazem quando querem alguma coisa e decidem falsificar a si mesmos para agradar e lisonjear. De políticos a youtubers, passando por amigos e familiares… Ninguém é imune.

Algumas pessoas são experts na arte de manipular outros. Elas fazem isso – e talvez nós também – simplesmente para conseguir o que querem. A manipulação pode ser realizada nos mais variados níveis, áreas, e em qualquer momento que exista uma relação entre pessoas. Mas você consegue identificar um manipular quando vê um?

A arte de manipular, de maneira simples

Um dos grande manipuladores de nosso tempo foi o grande Steve Jobs, fundador da Apple e da Pixar. Jobs tinha o que seus amigos e inimigos chamavam de “campo de distorção da realidade”. Ou seja, ele era capaz de convencer a si mesmo e aos outros a acreditar em quase tudo que falava. O tempo todo.

Suas armas?  Uma mistura de charme, carisma, exagero e marketing. Qualquer pequeno avanço é aplaudido como se fosse uma realização “inédita”, “histórica”. Detalhe importante – geralmente Jobs, assim como os manipuladores em geral, alteram seu próprio julgamento sobre os fatos, e acreditam piamente no que falam. Em resumo, são “iluminados” pelo que falam, e acabam enxergando essas palavras como fatos. 

Mas o que fazer para escapar da manipulação – fora a do Jobs, claro, afinal quem não ama iPhones e Toy Story? Recomendo a leitura desse artigo. Mas em resumo, manipuladores:

  • mentem
  • ocultam informações
  • fazem elogios falsos
  • prometem coisas
  • fazem favores pra cobrar depois
  • usam a emoção
  • descartam sua amizade

Mas, e se você perceber que usou a arte de manipular com alguém? O remédio é simples – fale a verdade. Para todos. O tempo inteiro. Fale o que vê. E não veja o que fala.

Clique acima e receba as principais notícias de Cajamar e região na palma da sua mão. Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Gostou? Que tal compartilhar?

Por Marcel Souza

Gostou? Leia mais!

More Categories

Sobre o Autor

Marcel Souza

Fale com a equipe

12 + 12 =