fbpx
Cajamar Gerais

Mudança eleitoral extingue COLIGAÇÕES para o Legislativo

Alterações da Emenda Constitucional 97/2017 já valem para 2020
Por Cajamar Gerais
28 de janeiro de 2020

Compartilhe!

As eleições municipais de 2020 renovarão ou manterão parte ou totalidade do Executivo e do Legislativo que governam e criam leis nos municípios brasileiros. Importante ressaltar que no ano que vem o pleito virá com significativas mudanças, dentre elas a extinção das coligações para cargos de vereador (Legislativo em geral), consoante Emenda Constitucional 97/2017.

A alteração nesse aspecto será fundamental para elegermos de fato em quem votamos, isso porque não teremos mais a figura do ‘puxador de votos’. Os medalhões eram atraídos para a política com o intuito de aumentar os votos nas coligações e assim elegerem candidatos menos votados.

Clássicos fenômenos históricos referentes aos puxadores de voto são: Tiririca e Eneias Carneiro (in memorian) que levaram ‘nas costas’ muitos parlamentares para Brasília, dadas as expressivas votações que alcançaram.  Do outro lado, por exemplo, Rodrigo Maia e David Miranda (ambos deputados federais pelo Rio de Janeiro) foram eleitos na esteira de outros deputados mais bem votados que ‘emprestaram’ votos para eles.

A título de comparação, em Cajamar, por exemplo, no último pleito realizado em 2016, dois vereadores que foram eleitos pelo efeito da coligação – Cidão (619 votos) e Fabiano Galvão (523 votos) não seriam diplomados. Em seus lugares – Jaziel (775 votos) e Brandão (663 votos) – teriam legislado durante o quadriênio 2017-2020.

A mudança será benéfica para a população que de fato irá eleger os candidatos a vereador mais bem votados (desde que o partido alcance o quociente eleitoral). A mudança fará com que os partidos se movimentem e escolham os respectivos candidatos que terão mais chances no pleito.

Clique acima e receba as principais notícias de Cajamar e região na palma da sua mão. Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Gostou? Que tal compartilhar?

Por Cajamar Gerais
O Cajamar Gerais foi fundado em 22 de janeiro de 2020 e desde então atua na Comunicação Social de Cajamar e Região.

Gostou? Leia mais!

More Categories

Sobre o Autor

Cajamar Gerais

O Cajamar Gerais foi fundado em 22 de janeiro de 2020 e desde então atua na Comunicação Social de Cajamar e Região.

Fale com a equipe

1 + 2 =