fbpx
Cajamar Gerais
aperfeiçoar pra que

Até que é fácil se aperfeiçoar… Mas por que isso é realmente importante pra você?

Você quer se aperfeiçoar todos os dias? Maravilha! Mas já se perguntou por qual razão você busca ser melhor? Basta…
Por Marcel Souza
29 de outubro de 2020

Compartilhe!

“Então, alguém é bom em derrubar um oponente. Ótimo! Mas isso não o torna mais voltado para sua comunidade, ou modesto, ou bem preparado para qualquer circunstância, ou mais tolerante com as falhas dos outros.”

MARCUS AURELIUS, MEDITAÇÕES, 7.52

Se aperfeiçoar todos os dias é sem dúvida algo nobre. Isso porque a maioria das pessoas não está nem aí pra isso, não é verdade?

Mas entre os que estão no caminho da virtude, às vezes é possível que a vaidade e a superficialidade atrapalhem. Duvida? Pra fazer um auto-exame, bastam algumas perguntas simples:

  • Você quer um abdômen trincado porque está se empenhando e se comprometendo com um objetivo difícil? Ou é apenas pra impressionar as pessoas quando estiver sem camisa?
  • Você correu uma maratona para testar seus limites, ou porque está fugindo de seus problemas em casa?
  • Você cita pessoas sábias para dar crédito ao seu pensamento universal ou apenas para mostrar que já leu o suficiente para ser o intelectual do churrasco?
  • Seu engajamento e preocupação social é pra dar mais liberdade e qualidade de vida à sua comunidade ou para escalar algum cargo político?

Se aperfeiçoar pra quem, cara pálida?

Nossa força de vontade em melhorar nunca deve ser direcionada à nossa vaidade. Simples assim. Afinal, de que adianta vencer maratonas, mas perder de goleada no esforço de ser um bom amigo, marido, esposa, pai, mãe, filho ou filha? De que vale assumir responsabilidades para “o bem do povo”, se fica óbvio que o bem alcançado foca basicamente em auto-promoção?

Quer mais umas dicas pra checar suas motivações? Basta irmos ao pensamento original de Marcus Aurelius. O resultado de seu aperfeiçoamento o torna…

  1. Mais modesto?
  2. Está mais tolerante?
  3. Realmente pronto pra ajudar o próximo – sem sair contando pra todo mundo?

Bingo! Se sim, meus parabéns! Não? Então comece a se questionar se seu empenho é válido ou se não irá acabar o afogando em uma piscina de ego, vaidade e expectativas.

Sem dúvida alguma, não devemos confundir melhorar em determinadas coisas, com ser uma pessoa melhor, de verdade. E você, por que quer se aperfeiçoar?

Clique acima e receba as principais notícias de Cajamar e região na palma da sua mão. Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Gostou? Que tal compartilhar?

Por Marcel Souza

Gostou? Leia mais!

More Categories

Sobre o Autor

Marcel Souza

Fale com a equipe

8 + 6 =