fbpx
Cajamar Gerais
sozinho mas não solitário

Fique sozinho e encontre a paz no meio do caos

Ficar sozinho é o caminho mais curto para estar próximo da felicidade? Veja como ter paz interior e saúde mental…
Por Marcel Souza
8 de janeiro de 2021

Compartilhe!

“Que tipo de desamparo resta, então, para falar? Que tipo de solidão? Será que nos tornamos piores do que crianças? Quando eles são deixados sozinhos, o que eles fazem? Eles juntam pedrinhas e poeira e constroem uma coisa ou outra, então a derrubam e constroem outra coisa novamente; e assim eles nunca ficam perdidos em como gastar seu tempo. Será que você então, sentar e chorar porque está sozinho e desamparado dessa maneira? Não tem pedrinhas, ou pó?”

Epicteto, em “Discursos”

Ficar sozinho hoje é praticamente impossível. Estamos cercados de pessoas, mesmo em tempos de pandemia. Seja no Facebook, Instagram, Tik Tok ou Whatsapp. Ou na TV. No Rádio. Pessoas falando, dando suas opiniões, aparecendo, vendo e querendo ser vistas. E muitas delas, absolutamente solitárias.

Como assim? Isso parece papo de “filho único”, ou de pessoas “antissociais” pra você? Mas é isso mesmo. Estar só e estar solitário são coisas completamente diferentes.

Como estar sozinho mas conectado e em paz com o mundo?

A citação do começo do artigo faz parte de um dos Discursos de Epicteto, inteiramente dedicado ao desamparo (ou solidão, dependendo da tradução), ou sejam o estado em que alguém se sente miserável e desamparadamente solitário. Seu objetivo é fazer uma distinção cuidadosa. Solitário e sozinho não são sinônimos. Uma pessoa pode estar sozinha, mas tendo sua própria companhia, sentir-se totalmente conectada e em paz com o mundo, assim como pode estar no meio de uma multidão e sentir-se miseravelmente solitária.

Mesmo enquanto o mundo está em um estado de caos absoluto, mesmo quando podemos estar isolados de quem amamos, presos indefinidamente em uma quarentena infindável, enquanto tudo parece miserável – não temos que estar necessariamente sentindo-se desamparados. Ou solitários, no meio da multidão ruidosa.

Sozinho mas super bem acompanhado

Estar é bem diferente. É na realidade o caminho mais curto para estar próximo da felicidade. É obter a quietude de espírito, a paz interior. Para os antigos estoicos, se alguém pudesse desenvolver essa quietude, essa paz dentro de si – se conseguissem alcançar a apatheia, como a chamavam – o mundo poderia estar em guerra e em completo caos, mas eles poderiam manter a tranquilidade.

Eles ainda podiam pensar bem, trabalhar bem e estar bem. “Você pode ter certeza de que está em paz consigo mesmo”, escreveu Sêneca, “quando nenhum ruído chega até você, quando nenhuma palavra o tira de si, seja lisonja ou uma ameaça, ou apenas um som vazio zumbindo sobre você com barulho sem sentido. ”

Não se esqueça disso: mesmo quando as coisas são estressantes, estar estressado não passa de uma escolha . Só porque você está sozinho, não significa que precisa sentir-se solitário ou deprimido. Você também tem o poder de descobrir isso. Você tem absolutamente tudo o que é preciso para se sentir bem, mesmo quando as coisas estão “ruins”. Você pode escolher estar em paz. Mesmo “sozinho”.

Clique acima e receba as principais notícias de Cajamar e região na palma da sua mão. Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Gostou? Que tal compartilhar?

Por Marcel Souza

Gostou? Leia mais!

More Categories

Sobre o Autor

Marcel Souza

Fale com a equipe

3 + 13 =