fbpx
Cajamar Gerais
mentir vale a pena?

Diga sempre a verdade — ou, pelo menos, não minta.

Mentir pra si mesmo é a pior mentira. Saiba como se livrar desse hábito nocivo e construir relações melhores -…
Por Marcel Souza
27 de novembro de 2020

Compartilhe!

“Escolher o caminho fácil ou dizer a verdade — essas não são meramente duas escolhas diferentes. São trajetórias diferentes de vida. Elas são formas completamente diferentes de existir.”

Jordan B. Peterson – 12 Regras para a vida

A realidade às vezes bate à sua porta, entra, e lhe dá uns chacoalhões. Pode te dar até mesmo uns tapas na cara. Essa tal de “realidade” – termo que perdeu bastante significado com o tempo – pode ser sentida quando temos contato com a verdade, nua e crua, em relação a pessoas ou situações.

Depois do lançamento do filme Matrix em 1999, outro termo passou a ser utilizado para pessoas que topavam enxergar a realidade, mesmo que isso gerasse efeitos colaterais. Tomar a “red pill” virou sinônimo de levar uma vida com missão clara, sabendo o que há por trás do véu do que vemos no dia a dia.

Mas e se pudéssemos tomar uma pílula vermelha um pouco diferente, que servisse para falarmos apenas a verdade, mesmo que às vezes fosse difícil? Qual seria esse custo benefício em nossas relações, em nossa realidade? Enfim, deixar de mentir vale realmente à pena?

Mentir é simplesmente esconder a sujeira debaixo do tapete?

Será que vai fazer alguma diferença não mentir, trair, enganar e manipular ou outros, apenas para levar uma vida mais fácil, deliciosamente conveniente?

Acredito que não. E são motivos racionais, que acabam por trazer consigo uma intensa carga espiritual e claro, emocional. 

Viver de acordo com a conveniência – mentindo, manipulando, e consequentemente traindo a confiança dos outros – é uma forma de pensar no curto prazo, ser imaturo e irresponsável. É guiar-se pelo prazer instantâneo e superficial. E tudo isso começa com o simples ato de mentir – pra com quem convive, ama ou para si mesmo.

Mentir não vale a pena pra ninguém, nem pra você

Quando trai a si mesmo, quando diz coisas falsas, omite, age de acordo com uma mentira, você enfraquece seu caráter. Se tiver um caráter fraco, qualquer problema ou adversidade o derrubará quando surgir. E não se engane – um dia a casa cai, inevitavelmente. 

Você até poderá tentar se esconder, mas não haverá mais nenhum lugar em que possa se esconder de si mesmo. E então, você se verá fazendo coisas terríveis. Pros outros, e pra você mesmo.

Quando o você mente, sabe que está mentindo. Podemos até cegar a nós mesmos para as consequências de nossas ações. Podemos até esquecer que mentimos e, assim, estar inconscientes desse fato. Porém, quando mentimos, estávamos conscientes, no presente, durante cada erro e cada omissão. Naquele momento, sabíamos exatamente o que estávamos fazendo.

Falar a verdade e ter caráter deve ser sua maior ambição

Qual seu objetivo de vida? Pergunta difícil? Vou direto ao ponto. Mesmo que não tenha certeza de quais deveriam ser seu objetivos, fixe esse: fale a verdade. Ou pelo menos, não minta. 

Sim. Ao invés de querer ser rico, famoso, “feliz”, apenas fale a verdade. Afinal, as melhores ambições estão relacionadas com o desenvolvimento do caráter e da capacidade. Não tem nada a ver com status, poder. 

O motivo é simples – num piscar de olhos, você pode perder o status. Mas seu caráter é carregado para aonde quer que vá e é ele que o permite vencer as adversidades. Ainda acha difícil? Apenas comece. Observe como pode ser, mesmo que momentaneamente, uma vida sem mentiras. Visualize suas relações, sua realidade que estava escondida atrás do véu de falsidade.

E acima de tudo, se olhe no espelho. E sinta o prazer de ter uma relação mais clara, limpa e correta com você mesmo.

Clique acima e receba as principais notícias de Cajamar e região na palma da sua mão. Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Gostou? Que tal compartilhar?

Por Marcel Souza

Gostou? Leia mais!

More Categories

Sobre o Autor

Marcel Souza

Fale com a equipe

8 + 6 =